Paulo Sá

DellazFest: mulheres do rock’n’roll

No dia 7 de março, sábado próximo, acontecerá o evento DellazFest, que celebrará, além do dia da mulher, a atuação feminina nos vocais de bandas de rock.

A mulher sempre foi uma batalhadora e desbravadora no mundo masculino do rock e do blues.

Uma exceção a respeito da presença feminina no âmbito musical popular — no caso, o blues — foi na década de 1920, nos Estados Unidos, com o estilo de blues conhecido como “Classic Singers”. Naquela época, a mulher determinava as regras e era a estrela máxima das bandas de 5 ou 7 músicos. Essas cantoras, entre elas Ma Rainey e Bessie Smith, obtiveram tanto sucesso que ajudaram a consolidar as race records, gravadoras que gravavam músicas com artistas negros para o público negro.

Nos anos 50, algumas poucas mulheres se aventuraram a cantar o rock’n’roll de forma direta e sem disfarces. É o caso de Wanda Jackson, que ainda está plena atividade!. Alguém pode imaginar o que significava uma mulher naquela época cantar um estilo “dominado” por homens e bem próximo da realidade do negro?

Já na década de 1960, com as lutas inflamadas dos direitos sociais e do feminismo, um número um pouco maior de cantoras liderava os vocais nas bandas. Grace Slick (Jefferson Airplane), Janis Joplin (Big Brothers and Company) e Maggie Bell (Stone the Crows) são algumas personagens femininas que marcaram  a história do rock.

E não podemos nos esquecer de colocar ao lado dessas grandes cantoras,  as mulheres cantoras e heroínas do rock brasileiro, como são os casos de Celly Campello e da nossa rainha Rita Lee.

DellazFest: a festa do rock’n’roll

O DellazFest é idealizado e produzido pela Radio Web Stay Rock Brazil, que há 11 anos divulga e produz o rock brasileiro. É um festival que dá destaque à presença da mulher nas bandas de rock, tanto como vocalistas quanto como instrumentistas.

É uma oportunidade rara para o público conhecer novas cantoras e bandas e para os artistas divulgarem seus trabalhos autorais.

O local escolhido para abrigar esta festa cultural roqueira é o Espaço Som, localizado na rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros. A casa apresenta palco interno em sala climatizada e uma boa área externa. Conforto assegurado para o público e para as bandas, que terão no palco som e luz comandados por técnicos competentes.                                                               

O que vai ter?

As atrações do DellazFest terão início às 14h.  Haverá um estúdio de tatuagem e espaços reservados para feira de discos e venda de produtos de merchadising das bandas. E, para saciar a fome e a sede, estarão disponíveis stands de hamburgueria e de cervejas artesanais.

No palco se apresentarão as bandas: Confraria Fusa, Electric Band, Ex Machina, Fábrica de Animais, Harppia, Heloisa Lucas, Lu Vitti e Power Blues.

Estão todos convidados a passarem o sábado acompanhados do melhor rock roll autoral e embalados pelas novas vozes femininas do rock paulistano.

Apoio Cria do Rock, Crash Tv e Tour Rock Brasil.

DellazFest: mulheres do rock’n’roll

Dellaz Fest
  • EVENTO: DellazFest
  • QUANDO: 7 de março 2020
  • ONDE: ESPAÇO SOM – Teodoro Sampaio, 512
  • HORÁRIO: a partir das 14hs
  • INVESTIMENTO CULTURAL: R$ 20,00
Sair da versão mobile