No momento, você está visualizando Livro digital: alternativa de leitura
Foto: Perfecto Capucine/Pexels

Livro digital: alternativa de leitura

O e-book e suas novidades

Para ter contato com o livro digital, o leitor necessariamente se deparará com três itens: o software de leitura, o dispositivo de leitura e o texto (no caso, o livro em si) digitado e salvo em formatos específicos.

O software de leitura é um programa que reconhece os formatos digitais do texto (Epub, AZW, PDF e Mobi, os mais adotados no Brasil). Os principais softwares de leitura no mercado brasileiro são: Kindle for PC/Kindle Reader, da Amazon, que lê formato AZW; Adobe Reader, da Adobe Systems, que lê formato PDF; Saraiva Digital Reader, da Saraiva e Siciliano, que lê formatos PDF e Epub; e Kobo, da Livraria Cultura, que lê formato Epub.

Os principais dispositivos de leitura — apresentam dimensões, em média, 160 × 113 × 9 mm, com peso de 160 a 180 gramas — são: o Kindle, da Amazon, cujos principais modelos são: Kindle Paperwhite e o Kindle 10a Geração; o Lev, da Saraiva, que apresenta o Lev Neo e o Lev Fit; e o Kobo, da Livraria Cultura, com as opções: Kobo Mini, Kobo Touch e Kobo Glo. É bom enfatizar que esses aparelhos são exclusivamente para leitura.

Kindle - ereaders

KINDLE 10ª Geração

  • A luz embutida ajustável permite a leitura em lugares abertos ou fechados, durante o dia ou a noite.
  • A tela de 167 ppi proporciona uma leitura sem reflexo.
  • Você pode marcar trechos, melhorar seu vocabulário com o dicionário, traduzir palavras e ajustar o tamanho da fonte sem precisar sair da página.
  • 4 GB de espaço de armazenamento, podendo arquivar milhares de livros em sua biblioteca.
  • Dimensões: 160 × 113 × 8,7 mm
LEV ereader

LEV FIT

  • Compatível com e-book nos formatos ePub e PDFs.
  • Tela de 6 polegadas.
  • 4 GB de armazenamento
  • Não conta com iluminação interna.
  • Dimensões: 160×113 × 8,7 mm

Entre os atrativos e vantagens do livro digital, podemos citar: economia de papel; está livre de deterioração por agentes biológicos; a portabilidade; pesquisa rápida e navegação entre textos; ajuste de tamanho e tipo de fonte; acesso a inúmeros títulos; grande capacidade de armazenamento e memória expansível por meio de cartões de leitura; o preço, pois o custo de produção e de entrega é bem inferior ao do livro físico.

A respeito dos aspectos considerados desfavoráveis ao e-book, podemos elencar a preferência do leitor pelo formato impresso, leitura cansativa, comercialização apenas via internet, analfabetismo tecnológico, necessidade de constante carregamento da bateria do aparelho leitor.

Este post tem um comentário

  1. Marcos Puntel

    só 1 dos fatores positivos: a leitura em qualquer lugar. Fila do ônibus, metrô e em lugares escuros.

Deixe um comentário